quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Divisão celular

Divisão celular

Definição de Divisão Celular
A divisão celular é um processo pelo qual as célula(unidades básicas da vida)se reproduzem e não só, originando duas ou mais células filhas semelhantes à célula materna ou progenitora. A capacidade de divisão celular é variado em relação ao tipo de célula e a sua função.
Nos seres vivos a divisão celular divide-se em dois tipos:
 

  • Mitose- É o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo. Este processo dura, em geral, 50 a 80 minutos e é dividido em quatro fases.

  • Prófase- Os cromossomos começam a se condensar, tornando-se visíveis ao microscópio óptico. Cada cromossomo é constituido por dois cromatídios unidos pelo centrômero, chamados cromossomos dicromatídeos. Depois, os centríolos deslocam-se para pólos opostos da célula, iniciando-se a formação do fuso mitótico. Entretanto, o invólucro nuclear desorganiza-se e os nucléolos desaparecem.
  •  metafase- É a fase mitótica em que os centrômeros dos cromossomos estão ligados às fibras cinetocóricas que provêm dos centríolos, que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico. É a fase mais estável da mitose Os cromatídeos tornam-se bem visíveis e logo em seguida partem-se para o início da anáfase que é a terceira fase da mitose.

  • anafase -Quebram-se os centrômeros, separando-se os dois cromatídeos que passam a formar dois cromossomos independentes. Então na fase final dessa etapa ambos os pólos teêm que ter o mesmo número de cromossomos, com o mesmo conteúdo genético e igual ao da célula mãe.

 telófase- Os cromossomos se descondensam,os cromossomos filhos estão presentes nos dois pólos da célula e uma nova carioteca organiza-se ao redor de cada conjunto cromossômico.


Meiose- é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade.

Interfase- os cromossomos não estao duplicados, mas nela ocorre a duplicação que gera cada cromossomo com duas cromátides.

Profase 1- os cromossomos homólogos se pareiam, pela atração que ocorre entre eles. Ai pode ou não existir o que chamamos de crossing-over.
Metáfase 1- os cromossomos homólogos que já estão pareados ficam na regiao mediana da célula.

Anáfase 1- as fibras do fuso se encurtam separando os cromossomos homólogos. As cromátides-irmãs não são separadas.

Telófase 1 e profase 2- Já existem DUAS células filhas haplóides, ou seja cada uma com um cromossomo de cada tipo.

Metáfase 2- os cromossomos que estão duplicados juntam-se as fibras do fuso a partir do centrômero.

Anáfase 2- ocorre a divisão dos centômeros, só que nessa parte as cromátides-irmãs se separam.

Telófase 2- existem quatro células-filhas haplóides, ou seja, sem cromossomos homólogos e com metade do número de cromossomos da célula inicial.


Mitose em Vegetais

 
A divisão celular em vegetais é um pouco diferente da que ocorre nos animais. Não existem centríolos nem ásteres, mas mesmo assim as fibras do fuso se formam sem mudança.
Por outro lado, a divisão citoplasmática da celula vegetal também é diferente. Enquanto na celula animal ocorre o estrangulamento do citoplasma, na célula vegetal aparece um esboço de parede, chamada lamela média feita de um polissacárideo.
Mais tarde, duas membranas que são celulósicas formam-se dos dois lados da lamela, ajudando na separação das células filhas.




Dhandara Ricciardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário